Detecção de desmatamento via satélite do INPE
Com esta funcionalidade, a Forest Watch reafirma a sua posição como uma ferramenta essencial para produtores, exportadores e todos os envolvidos na cadeia de abastecimento, oferecendo uma solução eficaz para garantir conformidade com a lei e práticas sustentáveis e responsáveis. Este avanço é particularmente importante face à legislação da União Europeia, que exige que os produtores de gado, cacau, café, óleo de palma, soja, borracha e madeira demonstrem que as suas cadeias de abastecimento estão livres de desmatamento.
Em 2022, a plataforma já havia sido enriquecida com o acesso a documentos oficiais brasileiros, através do seu módulo de compliance automatizado por robôs, necessários para a importação de produtos do Brasil, em consonância com o Regulamento da Madeira da União Europeia. Esta medida antecipava as futuras exigências do European Green Deal, focadas em combater o desmatamento e promover práticas sustentáveis.
Sobre o Regulamento da UE “Desmatamento Zero”
O novo regulamento, em vigor a desde 29 de junho de 2023, impõe requisitos rigorosos de diligência devida às empresas que exportam ou colocam produtos específicos, incluindo óleo de palma, gado, soja, café, cacau, madeira e borracha, no mercado da UE. Essas empresas devem confirmar que seus produtos não estão ligados ao desmatamento ou à degradação florestal.
Ao longo dos próximos meses, a Comissão está em processo de avaliação de risco dos países, determinando o risco baixo, padrão ou alto com base em critérios objetivos. Os produtos provenientes de países de baixo risco serão submetidos a um processo simplificado de diligência devida, com proporções de verificação variáveis com base nos níveis de risco.
Os operadores devem rastrear os produtos até às suas terras de origem, apresentando declarações de diligência com informações de geolocalização através do Sistema de Informação. Os telemóveis podem ser utilizados para geolocalização, sendo obrigatória a segregação de peças não conformes. (continuar a ler em Environment.ec.europa.eu )
A taxa de atualização das imagens Planet (passagem diária e com 3.5 metros de resolucão espacial) ou imagens Sentinel-2 (passagem semanal, 10 metros de resolução).
Este lançamento não só reforça o compromisso da Forest Watch com a proteção ambiental, mas também consolida a sua posição de liderança no desenvolvimento de tecnologia ambiental.
Siga o link para ver a aplicação em ação numa fazenda da floresta amazónica